É por isso que você deveria ler Tex…
Uma coisa que se pode dizer sobre a série em quadrinhos Tex é que raramente ela tem uma edição ruim. Na média, as aventuras do personagem são boas ou ótimas com tramas bem elaboradas que envolvem ação, mistério, sobrenatural e até resgate histórico. É essa última faceta que aparece nesta trama publicada no número 80 da coleção Tex Edição de Ouro.
Uma das histórias mais famosas da conquista do Oeste americano é sobre o massacre do Sétimo Regimento da Cavalaria sob o comando do heroico e lendário (ainda em seu tempo) General George Custer, na batalha de Little Bighorn em junho de 1876. Custer era o campeão de diversas incursões contra os índios e esteve à frente de alguns massacres que causaram a morte de homens, mulheres e crianças, segundo relatos históricos, o que rendeu a ele o ódio dos nativos. Os métodos violentos de Custer eram uma estratégia para tornar seu nome famoso de modo a poder realizar sua ambição de concorrer à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. Mas ele morreu antes de ter a chance, na batalha mencionada acima.

Esta edição mistura fato e ficção, colocando o ranger Tex Willer e seu amigo Kit Carson no centro da ação. A dupla descobre uma conspiração armada contra o General Custer com a intenção de matá-lo e colocar a culpa nos índios Sioux, o que causaria uma comoção nacional que exigiria do governo retaliação contra os nativos, deixando o caminho aberto para os conspiradores explorarem os veios de ouro ocultos nas terras deles.
Em paralelo, os autores também encaminham a história rumo à batalha de Little Bighorn com riqueza de detalhes, mas sem que pareça uma lição chata de história. Há ótimas sequências de ação, um mistério interessante e uma boa caracterização de Custer e de outros personagens. O General, na verdade, é mostrado como uma figura complexa, nem um grande herói, como muitos o consideravam, nem um terrível vilão, como também era visto.
O roteiro de Claudio Nizzi é excelente e a aventura, publicada originalmente em 2001 na Itália, é um primor. Daria a base para um ótimo filme ou minissérie de TV, com suas cem últimas páginas um exemplo de narrativa de suspense – é quase impossível parar de ler, mesmo se o leitor sabe o que acontecerá com Custer e seus soldados. Já os desenhos de Giovanni Ticci, se não são os mais bonitos já vistos na longa história da série, dão bem conta do recado e é inegável a competência do desenhista. Diferente do que acontece com tantos artistas atuais, em nenhum momento o leitor fica na dúvida sobre o que está acontecendo na página.

Ótima ação, excelente caracterização, suspense impecável… é possível ficar se repetindo para martelar todos os elogios que a edição merece. O grande mistério é porque tantos leitores que se dizem cansados de gibis da Marvel e da DC atualmente ainda não dão a atenção merecida a Tex.

Tex Edição de Ouro 80: Conspiração Contra Custer (2015, Mythos)
Autores: Claudio Nizzi e Giovanni Ticci
330 páginas
Nota: 9 nerds (de 10) 😎😎😎😎😎😎😎😎😎


