Jeff Lemire usa a morte da maior heroína do mundo para criar um estudo de personagens
Jeff Lemire é o Michael Caine ou, para ser mais moderno, o Samuel L. Jackson dos quadrinhos. Do mesmo modo que esses atores estrelaram diversos filmes por ano em seus auges, Lemire escreve uma alta quantidade de quadrinhos mensais, seja para as grandes editoras, seja trabalhos autorais. Isso, claro, significa que – embora seja celebrado como um dos melhores roteiristas de gibis da atualidade – a qualidade de seu trabalho pode variar bastante.
Plutona, minissérie que ele escreveu e é desenhada por Emi Lenox, é uma de suas obras autorais. Na trama, um grupo de adolescentes que leva vidas normais, mas um tanto complexas (mais sobre isso já-já) encontra no floresta perto de sua escola o corpo de Plutona, a maior heroína do mundo, no dia seguinte a uma batalha entre superseres amplamente comentada na TV.

O que Lemire faz aqui é usar uma história de super-heróis e uma tragédia envolvendo a heroína para realizar um estudo de personagens. O foco é o que acontece a cada um dos adolescentes quando encontram o cadáver, como cada um deles será afetado. Não demora, por exemplo, para o menino que respira super-heróis começar a imaginar se seria possível conseguir ele próprio superpoderes usando o corpo de Plutona. Um dos personagens quer usar a descoberta para ganhar dinheiro e ficar famoso. Outro acha que o segredo que guardam está abrindo um abismo em sua já frágil amizade.

Também é um estudo sobre a própria Plutona, uma pessoal normal, com um trabalho convencional, que usa suas habiliddes para enfrentar criminosos, salvar a cidade e o mundo quando necessário, mesmo se isso causa grande tensão em sua família.
É um conceito interessante e, embora envolva super-heróis, o tema é quase marginal. O importante aqui são os personagens comuns e como sua descoberta inusitada afeta e influencia suas vidas. A arte de Lenox não é do tipo convencional para uma HQ de super-heróis e nem tenta ser, a intenção é realmente atrair um público que até gosta pu se interessa por heróis fantasiados, mas procura algo mais adulto (perdão se parece pedantismo dizer isso).
Sem dar spoilers, a conclusão é tão inusitada quanto esperada e vai depender de cada leitor considerar se era o melhor final para a história ou se Lemire apenas não sabia como acabar sua história de modo satisfatório.

Plutona (2016, Image Comics)
Autores: Jeff Lemire e Emi Lenox
152 páginas
Nota: 7 nerds (de 10) 😎😎😎😎😎😎😎
Indicado para: Fãs de histórias não-convencionais de super-heróis, fãs de quadrinhos independentes

