A homenagem à primeira aparição de Superman poderia ser melhor

Superman merecia algo melhor na HQ que comemora sua primeira aparição

Provavelmente, quando lançaram a revista Action Comics, os responsáveis pela DC Comics (na época chamada de National) nunca imaginaram que a revista teria mais de 1000 edições publicadas. Então, é bacana ver o Superman – que foi capa da revista inicial em 1938 – ser o grande homenageado da milésima edição comemorativa oitenta anos depois, mesmo se o herói de Krypton não apareceu em todas as edições da revista nesse tempo todo. De qualquer modo, o que fica claro ao final da leitura é que o Superman merecia uma comemoração um pouco mais elaborada.

A edição traz uma série de histórias curtas escritas e desenhadas por quadrinistas famosos que, em sua maior parte, já trabalharam com o personagem em fases famosas de sua trajetória.

Dan Jurgens, um dos que trabalhou por mais tempo com o herói, escreve e desenha uma história sobre uma homenagem ao Superman em Metrópolis à qual o herói quase falta por estar ocupado com inimigos alienígenas. Peter Tomasi e Patrick Gleason refazem toda a trajetória do herói nos quadrinhos desde os anos 1930 e por várias realidades diferentes a partir de um confronto com o vilão imortal Vandal Savage. Os veteranos Marv Wolfman e Curt Swan colocam Superman no meio de uma situação violenta com reféns. Geoff Johns, Richard Donner (diretor de Superman: O Filme) e Olivier Coipel criam uma trama curta ligada à famosa capa de Action Comics 1, em que Superman destrói um automóvel de criminosos. E assim por diante.

A maioria das histórias, infelizmente, não consegue ser marcante. As tramas são impressionam e, talvez, não tenham mesmo essa intenção, até por serem curtas. Seria uma comemoração protocolar, para marcar a ocasião burocraticamente, mas sem trazer nada antológico. Algumas das histórias até tentam mostrar alguma faceta especial do Superman ou de seus coadjuvantes, mas são poucas e os resultados não são sempre bons. No final, o melhor da edição é a arte, com alguns desenhistas dignos de nota, do presente e do passado, mostrando porque são lendários ou quase lendários . José Luis Garcia-López, Jim Lee, os falecidos John Cassaday e Neal Adams abrilhantam essa edição mediana e criam uma festa para os olhos. É uma pena a ausência de John Byrne, que revolucionou o herói nos anos 1980, mas provavelmente preferiu não participar, se é que foi convidado, devido a rusgas que tem com a DC.

De resto, a edição Deluxe se diferencia da edição normal por uma longa série de pin-ups de artistas variados, algumas páginas de roteiros das próprias histórias presentes aqui e a reprodução da primeira história de Superman, por Jerry Siegel e Joe Shuster. Para os fãs hardcore de Superman, vale conhecer, mas não espere nada muito inovador ou memorável.

Action Comics 1000 Deluxe Edition (2018, DC Comics)
Autores: Dan Jurgens, Marv Wolfman, Peter Tomasi, John Cassaday, Neal Adams
160 páginas

Nota: 6 nerds (de 10) 😎😎😎😎😎😎
Indicado para: Fãs de Superman e super-heróis, fãs da DC Comics



Descubra mais sobre NERD PROFISSIONAL

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário