Uma HQ de humor negro sobre um assassino psicopata de 8 anos
Os quadrinhos europeus e principalmente os franceses são considerados obras requintadas, com temas existenciais e personagens mais elaborados que os americanos.
Aí aparece uma obra como Norman: The First Slash e joga todas essas certezas por água abaixo.
Criação do roteirista e desenhista francês Stan Silas, a série em quadrinhos acompanha as confusões vividas por Normam, um garotinho aparentemente normal, que mora numa calma cidadezinha americana, vai à escola e brinca com os amigos nas horas vagas. Fora das horas vagas, porém, o menino se dedica a uma atividade diferente: assassinar com requintes de crueldade todos os alunos de sua escola, um a um, seguindo conselhos de um pequeno demônio que só ele vê. Diferente, não?

Apesar da arte “fofinha”, os momentos violentos das peripécias de Norman surgem com regularidade pelas histórias do personagem, publicadas em formato de álbuns de 64 páginas no país de origem – como La Vie de Norman – e em graphic novels de 132 páginas no Reino Unido. Tão violentos são esses momentos, aliás, que certas cenas podem ser chocantes até mesmo para quem está ciente de que verá algo sanguinolento. A característica marcante da série, porém, é o humor que permeia tudo. Humor que, às vezes, pode parecer de mal gosto, mas aparentemente essa é a intenção do autor, com tramas e subtramas que vão ficando mais a mais malucas à medida que a leitura avança.

Há um tio zumbi; um garotinho que morre diversas vezez, mas não consegue entrar no céu porque sempre chega em momentos de lotação máxima e é obrigado a voltar à vida; um cientista maluco que clona sua falecida mulher e a cria como filha; uma garotinha que pode ou não ser um lobisomem; uma professora ninfomaníaca que vive alcoolizada, um monstro que massacra uma cidade inteira… e isso apenas no primeiro volume.
Não é, nem de longe, uma leitura indicada para qualquer leitor. E mesmo quem gosta de gibis estranhos pode ficar incomodado com certos momentos – eu mesmo fiquei. Leia por sua conta e risco. E, se puder, leia na língua original, porque fica óbvio que algumas brincadeiras e trocadilhos se perderam na tradução para o inglês.
Norman: The First Slash (2017, Titan Comics)
Autor: Stan Silas
132 páginas
Nota: 7 nerds (de 10) 😎😎😎😎😎😎😎
Indicado para: Fãs de quadrinhos e filmes de terror, fãs de humor barra-pesada, leitores que gostam de encontrar quadrinhos fora do comum

